Concurso Título especialista

A aprovação em concurso de provas e títulos promovido pelo CFP configura-se em mais uma oportunidade para o psicólogo adquirir o título de especialista em psicologia do trânsito e o seu respectivo registro. Neste caso, a formação profissional exige esforço do próprio candidato para estudar toda a bibliografia recomendada para cada edição do concurso.
 
O título de especialista concedido pelo CFP atesta a prática profissional do psicólogo na área de especialidade solicitada e diferencia-se do título acadêmico, concedido por instituições de ensino superior reconhecidas pelo Ministério da Educação, que, por sua vez, atestam qualificação para a docência e a pesquisa.
 
Os requisitos para se submeter ao certame são estabelecidos pela resolução CFP nº 13/2007. Veja alguns:
  • O psicólogo deve possuir mais de 2 anos de inscrição em Conselho Regional de Psicologia (CRP), estando em pleno gozo dos seus direitos, e poder comprovar prática profissional na especialidade, no mesmo período
  • Os documentos que devem comprovar esta prática profissional são estabelecidos nos editais de cada concurso
De acordo com o CFP (dezembro, 2009, p.12), dos 692 psicólogos que adquiriram o título de especialista, a maior parte, 657, obteve a partir da comprovação da experiência profissional e 35 obtiveram por meio de cursos de provas e títulos. Nenhum havia adquirido por meio de especialização.
 
Este cenário deve ser alterado em um futuro breve. Além do aumento na oferta de cursos de especialização, os concursos para a concessão do título de especialista tem ocorrido de maneira mais frequente. Isto, em parte, também é decorrente da resolução CONTRAN n° 267/2008, que tornou obrigatório a obtenção do título para o credenciamento junto aos DETRANs. Essa resolução encontra-se revogada com a publicação da resolução CONTRAN n° 425, atualmente em vigor.
 
Em anos anteriores, ou não houve prova ou foi realizado apenas um concurso por ano.  Em 2010, todavia, ocorreram dois concursos, sinalizando o interesse do CFP em qualificar os psicólogos para trabalhar junto ao trânsito.
 
O psicólogo encontrará aqui os links para as provas aplicadas em edições anteriores, assim como os seus respectivos gabaritos e bibliografias indicadas. Destaca-se que os concursos para especialista em psicologia do trânsito foram realizados nos seguintes anos: 2006, 2008, 2009, 2010, 2011, 2012, 2013 e 2014.
Subpáginas (6): 2006 2008 2009 2010 2011 2012